Dúvidas frequentes

O custo do sistema de energia solar fotovoltaico depende principalmente do tamanho e da complexidade da instalação.
Instalar energia solar é mais fácil do que parece, porém é necessário que a instalação seja feita por uma equipe qualificada. Devido ao constante aumento da conta de luz, causado pelo uso interrupto das termoelétricas caras e extremamente poluentes, instalar um sistema de geração de energia solar se tornou uma excelente opção para o seu bolso e para o meio ambiente.
Não, ele é supersilencioso.
Ele não funciona a noite. Você produz energia durante o dia e, se gerar mais do que consome, esta energia excedente vai para a rede da distribuidora, que vira créditos de energia que serão usados para abater o seu consumo a noite.
Não, pelo contrário, muito barata. Basta passar um pano nas suas placas se elas ficarem muito sujas.
Os painéis solares fotovoltaicos são uma das tecnologias mais resistentes e duráveis segundo normas dos fabricantes. Com isso, os painéis não sofrerão danos quanto a chuva de granizo.
Não, infelizmente a maioria das distribuidoras de energia irão lhe cobrar um mínimo para estar conectado na rede e, além disso, tem a taxa de iluminação pública que é cobrada na conta também. Mas você consegue reduzir em até 90% o que você paga na conta de luz com sua usina de Energia Solar.
O sistema de geração elétrica, se bem cuidado e composto por equipamentos de qualidade, deve durar 25 anos ou mais.
Se o seu sistema for conectado na rede elétrica da distribuidora, o inversor fotovoltaico irá desligar por uma questão de segurança (desta forma você evita causar um acidente ou estragar o seu sistema). Mas, sua usina não desliga se o seu sistema de energia solar contar com backup de baterias, ou seja, você possuir um sistema fotovoltaico conectado à rede e possuir também um banco de baterias na casa ou empresa (esta é uma solução com um custo alto).
Após os 25 anos, ele continua funcionando, com cerca de 20% menos energia do que no primeiro dia em que você comprou (a vida física útil dos painéis pode chegar a 40 anos se forem bem feitos). O sistema tem uma degradação natural onde perde, em média, 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos.
Entre 4 e 9 anos, de acordo com valor da conta e com a região em que o sistema for instalado. Com estes constantes aumentos na sua conta de luz, muito provavelmente que o seu investimento seja pago em ainda menos tempo. E depois que a energia solar é paga, você terá energia grátis gerada pela usina.